O ROLL CAST

Texto e Fotos:
Marco Valerio da Costa


 

       O Roll Cast é uma técnica de arremesso com mosca em que a linha se faz descarregar a frente sem o arremesso traseiro (back cast).

       Este tipo de arremesso é utilizado em diversas situações: Para apresentar a mosca quando temos certos obstáculos, tais como árvores, pedras, ou quando temos um forte vento de costas que nos impede um arremesso traseiro convencional. É utilizado, também, para posicionar a linha de fly antes de executarmos outros arremessos ou em casos de mudança de direção. É possível usá-lo, ainda, para levantar uma linha sinking ou intermediate (linhas de fly que afundam) ou ainda tirarmos uma isca que se prenda em algum obstáculo. Aqui no Brasil também usamos, com bastante freqência, em pesque-pagues em razão de dispormos de pouco espaço ou ainda, devido à presença de muitos pescadores curiosos que se aproximam para conhecer a modalidade. Como se percebe, é um arremesso que apresenta diversas funções.

       O Roll Cast desempenha um papel importante dentro dos arremessos de pesca com mosca. Infelizmente, muitos instrutores consideram o roll cast como um arremesso secundário, recomendando sua utilização somente em lances muito curtos e onde uma apresentação convencional seja impossível. Há pouco tempo me dei conta da grande freqência com que o utilizo, durante qualquer jornada de pesca, inclusive onde posso executar um arremesso normal.

       O Roll Cast é um arremesso que se executa melhor sobre a água, porque necessita de alguma resistência na extremidade da linha.

       Para executá-lo, recomendo que o pescador procure um lago, um rio de águas lentas ou uma piscina, onde possa praticar com uns 8 a 9 metros de linha.
 

A sequência correta do arremesso


       Em primeiro lugar, você deve tirar a linha para fora da vara. E a melhor maneira para fazer isso é colocar a ponta da vara a poucos palmos próxima da superfície da água e movimentar a vara de maneira lateral, de um lado para o outro, até que a quantidade de linha desejada tenha saído por completo.

       Feito isso, o próximo passo é posicionar a linha para a execução do treinamento.

       Imagine que o pescador tem que fazer rodar algo, de forma espiral (ou em formato de caracol) através da vara em direção a linha. Um pulso firme será de grande ajuda para manter o controle da posição ou forçar a vara a envergar-se.

       O movimento do roll cast (ou arremesso rolado; desenrolado, numa tradução livre) pode comparar-se a um golpe cortante de machado ou uma "martelada".

       Suponha que você, amigo pescador, tivesse uma tábua na altura de sua cintura ao menos uns três palmos a sua frente. Agora, sem vara ou linha, imagine que tivesse que acertar uma machadada, num só golpe, com a mão a partir da altura da sua cabeça. Você perceberá que há um esforço consciente para iniciar o movimento com um golpe brusco e energético. Forçar uma parada brusca é uma parte muito importante no movimento do golpe. O movimento do roll cast se assemelha a isso.

       Talvez a explicação esteja um pouco complicada ou abstrata demais. Pois bem, vamos tentar sistematizá-la:

 
 

       1 - como qualquer outro arremesso da pesca com mosca, você deve iniciar o arremesso com a ponta da vara próxima a água.

 
 

       2 - comece a levantar a vara, lentamente, para que a linha se movimente sobre a superfície da água, como se você estivesse trazendo para próximo de si.

 
 

       3 - mantenha a ponta da vara levemente inclinada para o lado de fora de seu corpo, para que a linha fique levemente afastada de você ou da vara.

 
 

       4 - pare a vara com a carretilha na altura da orelha e espere que a linha ultrapasse a vara e seu corpo. Este ponto é muito importante. Caso você não dê o tempo necessário, poderá executar um arremesso pobre e errado.

 
 

       5 - como na martelada ou machadada inicie o movimento para frente de forma vigorosa e firme. Use energia suficiente para envergar a vara. Mantenha o pulso firme. Faça uma parada brusca, imaginando que encontrou um obstáculo em sua frente. A linha deverá desenrolar-se de forma espiral. Esta parada é fundamental para o sucesso do arremesso. Não pare a vara a ponta da vara muito baixa. Mantenha uma altura média (imagine a parada a 2 horas, no relógio).

 

   

 

       6 - abaixe a ponta da vara e reinicie o movimento.

 

Equipamentos Utilizados:
Varas: Peacemaker #4 e #6 - Fleming
Carretilhas: Plus - 4 e 6