Receitas de um Gourmet
 
CREME DE CHAMPIGNON

Texto e Fotos: Walter Thomaz Marchioni
E-mail do autor: wtmsign@uol.com.br


     Ingredientes para 06 porções

* 2 bandejas de cogumelo fresco
* 01 bandeja de shiitake
* 02 dentes de alho moídos
* 02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
* Vinagre branco ou limão
* Sal e pimenta do reino à gosto
* 01 cubo de caldo de galinha
* 01 caixinha de creme de leite

 

 

Modo de Preparo
 
Cozinhe os dois tipos de cogumelos em águas separadas, colocando um pouco de sal e umas gotas de vinagre branco ou limão. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
 
Retire-os do fogo e coloque de cada tipo no copo do liquidificador. Fatie os cogumelos frescos já cozidos. Corte a parte superior do shiitake restante em tiras. Os talos do shiitale, também devem ir para o liquidificador. Acrescente 2 xícaras (chá) da água do cozimento dos cogumelos, uma de cada tipo. Ligue o liquidificador em velocidade média até formar um creme não muito grosso. Se houver necessidade coloque mais água do cozimento.
 

Numa panela dissolva a manteiga, e acrescente o alho moido. Doure ligeiramente e coloque o caldo de galinha. Junte os dois tipos de cogumelos reservados (o fatiado e o em tiras) e deixe cozinhar, mexendo delicadamente por 5 minutos. Se quiser coloque uma pitada de pimenta-do-reino branca, moída. Junte o creme de cogumelos batidos e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Teste o sal. Acrescente o creme de leite, misture bem e não deixe ferver.
 
Sirva em seguida e acompanhe com torradas.