Cozinha de Acampamento
 
Anchova Assada

Texto e Fotos: A.C.Cravo
E-mail do autor: acarloscravo@uol.com.br


      Hoje resolvi aprender. É comum falarmos em conversas com amigos das delícias de um peixe assado na brasa à beira do rio. Muitas vezes também o assamos em casa e para isso cada pescador tem a sua receita e os seus temperos preferidos.

 

Como disse, hoje resolvi aprender não uma nova maneira de assá-lo, até porque brasas são brasas em qualquer lugar e seu efeito será modificado de acordo com a churrasqueira de cada um. Quis aprender novos temperos e para isso nada melhor que visitar o Mitsuyoshi, restaurante especializado em peixes (comida japonesa), dos amigos Gerson e Pedro Abate. De quebra recebi uma aula de preparação do prato, que pela beleza, nem precisava estar tão delicioso.

 

 
  INGREDIENTES
 
 
  Uma ou duas Anchovas 1,5 a 2 Kg cada.
 
  Sal, apenas sal.

 

COMO PREPARAR:
 
Limpe as Anchovas da maneira habitual e separe um dos filés, deixando um dos lados inteiro. Isso é necessário para a futura boa apresentação do prato. Tempere com sal a gosto e asse a Anchova com a parte da carne virada para as brasas. Lembre-se que uma das partes está com a cabeça e a cauda. Quando estiver quase no ponto, vire as partes e termine de assar até que a pele fique crocante.

 
 

   Como Servir:
 
  Arrume numa bandeja com a parte completa por baixo e coloque o filé por cima, remontando o peixe. A decoração do prato fica a critério de cada um. Como não temos a habilidade do Edenis, que preparou estas verdadeiras obras de arte, podemos servi-lo sobre folhas de alface, enfeitadas com fatias de limão ou laranja, acompanhado de arroz branco e amigos.