Páginas Pessoais
 
Luiz Fernando Pinheiro

 

    Sempre acreditei que é possível, com a ajuda de Deus, realizar os sonhos e com a colaboração dos amigos, torná-los viáveis.
 
    O Flyfishing para mim, antes de ser um trabalho, é uma realização, uma alegria, um desafio e ao longo desses anos não tenho medido esforços para que outras pessoas possam também participar desse maravilhoso esporte.
 
    A cronologia apresentada abaixo define melhor minha paixão pelo Fly.

    - abril de 1994 tem início o projeto “Pesca Brasil – revista da Pesca Esportiva”, com o propósito de lançar a primeira revista especializada em Flyfishing no Brasil.
 
    - agosto de 1995 a primeira edição da revista é colocada no mercado, com tiragem de vinte mil exemplares por edição e circulação bimestral.
 
    - novembro de 1995 preparativos para fundar a Pesca Brasil Flyfishing School, com o propósito de promover, formar e incentivar a modalidade no Brasil.
 
    - novembro de 1996 tem início as avaliações para formação do Brasil Flyfishing Team, com a finalidade de participar do Campeonato Mundial de Flyfishing e servir como alavanca para o turismo interno da pesca esportiva, além de posicionar o Brasil no mercado internacional do segmento.
 
    - novembro de 1996 após participar de entrevista sobre pesca esportiva, no Canal Rural – RBS - coligada da TV Globo, recebi o convite para apresentar um quadro semanal, com 5 minutos de duração, abordando flyfishing. Em dezembro do mesmo ano o quadro se transforma em programa semanal – Pesca Brasil - com 30 minutos de duração e é o segundo em audiência no Canal Rural. O programa permaneceu no ar até março de 1998, enquanto durou a existência do Canal Rural em São Paulo.
Durante esse período convidei todos os pescadores esportivos que estavam em evidência na mídia para participarem do programa.
 
    - maio de 1997 às margens do rio Aiuruoca, localizado a 1.397m de altitude, na serra da Mantiqueira, em Itamonte-MG, a primeira turma de flyfishers foi formada e a Pesca Brasil Flyfishing School inicia suas atividades.

 

    - novembro de 1997 o primeiro brasileiro a receber credenciamento internacional, em Bariloche, Argentina, com Mel Krieger Flyfishing School e Associación Argentina de Pesca con Mosca.

 

 

    - fevereiro de 1998 tem início o projeto para lançamento do site que irá abordar com exclusividade o tema relacionado com Flyfishing.
 
    - agosto de 1998 é colocado no ar o primeiro site (em três idiomas: português, Inglês e Espanhol) no país para Flyfishing – www.flyfishing.com.br - com o propósito de dar continuidade ao êxito obtido pela Pesca Brasil – Revista da Pesca Esportiva e disseminar os conhecimentos sobre o método.
 
    - o ano de 1999 é dedicado à viagens de negócios para a Argentina e Chile, seleção dos componentes do Brasil Flyfishing Team - BFT -, aperfeiçoamento do site e busca de patrocinadores.

 

    - abril de 2000 o Brasil Flyfishing Team é apresentado oficialmente durante a realização da 6ª edição da FEIPESCA, em São Paulo, Capital. Tem início a fase de preparação da equipe para participação no 22º World Fly Flyfishing Championchip – WFFC – na França, em 2002.

 

 

    - maio de 2001 tem início os preparativos para fundar a ABF Associação Brasileira de Flyfishers, para que o segmento tenha representatividade junto ao mercado nacional e internacional.
 
    - setembro de 2001 tem início o projeto para produção de um vídeo profissional com ensinamentos básicos para Flyfishing, de acordo com procedimentos indicados pela Federation of Flyfishers – FFF.
 
    - dezembro de 2001 gestões junto ao Consulado de Turismo da Argentina e da Associação de Guias de Esquel para realizar treinamento do BFT, em condições próximas ao cenário do 22º WFFC.
 
    - abril de 2002 o BFT vai à Esquel na Patagônia argentina, para o treinamento internacional, visando a participação no 22º WFFC.
 
    - abril de 2002 a ABF - Associação Brasileira de Flyfishers – ganha forma e a preparação do estatuto tem início.
 
    - junho de 2002 o patrocinador responsável pelo pagamento da inscrição do BFT no 22º World Flyfishing Championchip não pode honrar o compromisso e, na última hora o time fica impedido de participar no mundial na França.
 
    - novembro de 2002 acontece o lançamento de fita “Flyfishing – os primeiros passos com Luiz Fernando”.
 
    - o ano de 2003 é dedicado à reestruturação do BFT, manutenção do site, colocação do vídeo no mercado. Novas parcerias são formadas, no sentido de aprimorar os conhecimentos e a prestação de serviços para os que se interessam com seriedade pelo flyfishing.