Notícias

 
 
A POLÍCIA FLORESTAL ESTÁ ATENTA
 

ENTREVISTA EXCLUSIVA
 

     Estávamos pescando tucunarés na represa de Santa Fé do Sul, quando fomos abordados pela patrulha da Policia Florestal que tinha a presença do capitão Rogério de Oliveira Xavier, comandante da Florestal na região Noroeste do Estado de São Paulo. Após a vistoria de praxe, interrompi a pescaria para conseguir uma entrevista exclusiva com o Capitão Rogério.
 
     A 2ª Companhia de Policiamento Florestal e de Mananciais, sediada em Fernandópolis, é responsável pela fiscalização dos recursos naturais na região Noroeste do Estado de São Paulo, numa área que abrange 49 municípios e entre eles estão: Votuporanga, Jales, Nhandeara, Santa Fé do Sul, Riolândia, Cardoso, Mira Estrela, Rubinéia, Estrela D´oeste e Valentim Gentil.
 
     Para assegurar a riqueza dos recursos ambientais dessa extensa região a Polícia Florestal, atividade especializada da Polícia Militar, possui dezenas de veículos, motos, e barcos que são empregados diariamente pelos policiais militares florestais em patrulhas que estão atentas a qualquer tipo de degradação contra o meio ambiente, quer seja impedindo desmatamentos irregulares, evitando a pesca praticada com métodos e equipamentos proibidos, ou a caça ilegal de animais silvestres. Eventualmente é deslocado um helicóptero ou avião de São Paulo para dinamizar as fiscalizações.
 
     Os policiais florestais desenvolvem ainda um significativo projeto de educação ambiental denominado "Beija-Flor", que nos últimos 3 anos foi acompanhado por 100% dos alunos de 7 ª série, das redes particular e pública de ensino dessa vasta região. A importância deste projeto, segundo o Capitão Rogério de Oliveira Xavier, que comanda toda a "florestal" na região, está no fator preventivo e educativo que é apresentado às crianças, "investimos no jovem de hoje para que a região possa contar com um ambiente em harmonia e equilibrado no futuro, e o projeto Beija-Flor tem esta capacidade de despertar nos alunos a importância de ações saudáveis em busca da sadia qualidade de vida", comenta o capitão.
 
     Paralelamente ao intenso trabalho de educação ambiental às crianças a Polícia Florestal disponibiliza palestras para pescadores, agricultores, empresários, ou qualquer outro grupo de pessoas interessadas em utilizar os recursos naturais de acordo com a legislação atual. Entretanto, anuncia o capitão, "para as pessoas que buscam os recursos naturais de forma irregular, gananciosa, ou descompromissada com sua conservação, somos obrigados a adotar medidas saneadoras para a salvaguarda do patrimônio ambiental, tais como o embargo de obras e atividades consideradas degradadoras, a multa, a apreensão de máquinas e equipamentos, e até a prisão de pessoas".
 
     O planejamento de operações de fiscalização entre as diversas bases operacionais da Polícia Florestal é iniciada com a aferição de resultados estatísticos, aliado ao potencial de interesse que determinado local desperta nos infratores. Assim foram definidas as prioridades para o último quadrimestre: os rios e represas da região, em razão da piracema.
 
     "Piracema é o fenômeno natural das migrações dos cardumes de peixes para junto das cabeceiras dos rios a fim de completarem seu ciclo de vida através da reprodução", comenta o capitão Rogério, "e pela piracema nós sempre desenvolveremos considerável parcela de nossos esforços preventivos e repressivos junto aos mananciais". Entretanto, em razão do aumento das multas aplicadas, das prisões e das apreensões efetuadas, a Polícia Florestal constatou que muitas pessoas não entendem a importância de respeitar esse período e possibilitar a reprodução de peixes e a manutenção dos cardumes.
 

Estatístico - Período de Piracema
 

Obs: O período de defeso da piracema 1999-2000 foi de 05nov99 a 02fev00
       O período de defeso da piracema 2000-2001 foi de 01nov00 a 29jan01


 

Período de Prorrogação da Piracema - 2001
 

Fonte: Comando da Polícia Florestal e de Mananciais - Regional Noroeste

     Somente no período carnavalesco deste ano, a Polícia Florestal surpreendeu mais de 45 pessoas praticando pesca predatória, e apreendeu centenas de metros de redes, tarrafas, e até barco e motor de infrator. "O respeito aos limites da natureza é fundamento para nossa própria conservação como componente do planeta em que vivemos. A questão ambiental há muito deixou de ser prosa romântica, e devemos estar atentos ao que acontece ao nosso redor. Basta atentarmos para a estiagem da região, a poluição dos cursos de água, as erosões, o baixo volume de água nos rios, o assoreamento de mananciais, etc, para concluirmos que o ser humano adota uma postura, muitas vezes, irresponsável", alerta o capitão Rogério.


 



 

     A Polícia Militar Florestal do Estado de São Paulo, que completou 51 anos em dezembro passado, é o 1º corpo de defesa ambiental da América Latina, e atualmente o maior em efetivo e equipamentos. Na nossa região esses homens, em não raras vezes, sacrificam o convívio familiar ou horas de folga em defesa de um bem que ainda não conseguimos calcular o valor: a natureza de nossa bela região.


por: Luiz Fernando
www.flyfishing.com.br