Entrevistas & Novidades

 
JERRY SIEM
 

JERRY SIEM, PARA QUEM NÃO CONHECE, É O ROD DESIGNER DA SAGE, UMA DAS MAIS IMPORTANTES FÁBRICAS DE VARAS DE FLY NO MUNDO. SUA PROFISSÃO ESTÁ PARA AS VARAS DE FLY ASSIM COMO O PROJETISTA ESTÁ PARA A FÓRMULA 1.


 

Jonas -QUAL A CIDADE QUE VOCÊ NASCEU E QUANDO ISTO ACONTECEU?
Jerry Siem - Nasci em Winona no estado de Minessota ( USA ) em setembro de 1953 e tenho dois irmãos. Como toda a família eu também comecei a pescar na região do rio Mississipi e as capturas mais comuns eram os Walleye, Northern Pike, Smallmouth e Largemouth Bass, White Bass, Bluegill e Crappie.
 
Jonas - VOCÊ É CASADO?
Jerry Siem - Sim, sou casado desde 1989 com Diana Cronin.
 
Jonas - QUAL SEU CURRÍCULO ESCOLAR?
Jerry Siem - Eu completei todo o colégio em Winona e depois me formei na Universidade Estadual de Winona, onde me graduei como Bacharel em Artes.


 

Jonas - QUANDO E COMO VC COMEÇOU A TRABALHAR PARA A SAGE?
Jerry Siem - Tudo começou ainda garoto quando comecei a pescar com mosca; nas férias quando minha família viajava para as Montanhas Rochosas, durante 6 anos trabalhei nas férias como guia nos rios e lagos em volta do parque Yellowstone - isto foi no começo da década de 70. Minha base de operações era Island Park em Idaho. Em 1984 eu fui trabalhar para R.L. Winston Rod Company onde aprendi a fabricar varas de alto nível com Glen Brackett e Tom Morgan. Algum tempo depois Robert Redford me perguntou se eu tinha algum interesse na participação de um filme que ele iria rodar chamado “ A River Runs Through It” ( Nada É Para Sempre ). As cenas eram de alguns arremessos e apareceriam os créditos de Consultor de Fly-Casting para o filme. Como este filme alavancou o fly fishing, minha carreira mudou e em 1993 eu e a minha esposa mudamos para a península Olympic no estado de Washington. Desde então comecei a trabalhar com a SAGE como Fly Rod Designer.
 
Jonas - A SAGE MONTA SUAS PRÓPRIAS VARAS? E O GRAFITE SÃO DE EMPRESAS PARTICULARES?
Jerry Siem - As varas da Sage são montadas manualmente uma a uma por pessoas com um alto nível de experiência, algumas delas com mais de 25 anos de montagem de varas. Os grafites utilizados são comprados das melhores empresas onde são produzidos e com especificações feitas por nós. O material selecionado é sempre o melhor para cada série de varas. Cada modelo exige materiais diferentes e em alguns casos uma combinação de grafites diferentes para uma mesma vara. Estes grafites são comprados da indústria da aviação que é onde se produz as melhores fibras, após serem montadas são exaustivamente testadas aqui na fábrica e em laboratórios particulares para assegurar a qualidades destes materiais.
 
Jonas - QUANTOS TIPOS DE GRAFITES EXISTEM HOJE NO MERCADO AMERICANO?
Jerry Siem - A cada ano o grafite tem sido usado por mais indústrias que recorrem a materiais de alta tecnologia em diferentes produtos, então, o mercado acaba seguindo a tendência e acaba lançando muitos novos grafites. Estes materiais são muito utilizados pela indústria do esporte, onde se exige alta qualidade, para um uso intenso e com pouca quantidade de material. Especificamente para o uso do pescador, a cada ano as varas tem que ser fabricadas mais finas, mais leves mas mantendo a resistência.
 
Jonas - A INDÚSTRIA DO GRAFITE UTILIZA TECNOLOGIA DA NASA?
Jerry Siem - Algumas sim, mas a SAGE não utiliza por considerar que um satélite tem que ser levíssimo e rígido enquanto que uma vara de fly tem que ser levíssima e altamente flexível. São materiais diferentes e para usos diferentes.
 
Jonas - OS TESTES REALIZADOS SÃO FEITOS POR VOCÊ?
Jerry Siem - Os testes de materiais são feitos em laboratórios e em campo. Nossos engenheiros viajam o mundo pescando com vários guias e testando em situações diferentes e sempre que posso viajo para ajudar nestes testes.
 
Jonas - QUAIS OS PAÍSES QUE VOCÊ JÁ CONHECEU PESCANDO COM MOSCA?
Jerry Siem - A maioria das minhas viagens de pesca são através dos Estados unidos e Canadá, mas conheço a Grã-Bretanha, Suécia, Alemanha, Áustria, Itália, Noruega, Rússia, Bahamas, Christmas Island, Costa Rica, Belize, México e Argentina.
 
Jonas - TEM PREFERÊNCIA POR ALGUM PEIXE?
Jerry Siem - Escolher um tipo de pescaria seria muito difícil. Eu adoro lugares selvagens e peixes muito selvagens!!! O importante disto é juntar a tralha de pesca com a aventura e manter os olhos e ouvidos abertos às novas experiências. Isto se torna uma grande aventura quando o peixe não é tão grande.


 

Jonas - COMO FOI SUA PESCARIA NA ARGENTINA?
Jerry Siem - Minha pescaria na Argentina foi feita em duas viagens com minha esposa na companhia de Marcelo Morales – Dealer SAGE em Buenos Aires. Uma foi para pescar trutas e outra para pescar dourados, um peixe muito louco.
 
Jonas - QUAIS SÃO OS MODELOS DE VARAS QUE VOCÊ CRIOU?
Jerry Siem - Os modelos desenhados por mim foram as RPLXi, SPL, LE, DS2 (fora de fabricação) e as atuais, Xi2, XP, SLT, TCR, launch e a Fli.


 

Jonas - O QUE DIZER DAS AÇÕES DAS VARAS? COMO ESCOLHER A AÇÃO IDEAL?
Jerry Siem - A melhor maneira que eu posso explicar sobre as ações é entender que a ação da vara corresponderá ao “time” da pescaria. Alguns pescadores arremessam e pescam de maneira rápida e isto fará com que ele se adapte melhor as varas de ação rápida, entretanto, é critico entender que o tempo e o nível de cada pescador pode se alterar de indivíduo para outro indivíduo. A TCR é uma vara que está no extremo desta escala, a premiadíssima série XP acomoda a maioria dos pescadores, para outros pescadores menos radicais a tendência é preferir varas de ação média ou media-rápida. Cada pescador tem um “tempo” o qual vai se adequar um estilo de ação, o importante a lembrar é que estas diferenças são medidas em frações de segundos, mas isto é bem observado em cada indivíduo. O pescador iniciante tem que sentir a vara se envergar e sentir o peso da linha ( a vara carregando) e os modelos como a launch e Fli, elas são ótimas para os mais variados arremessos e para as distâncias que normalmente não passam de 15 metros em uma pescaria padrão, a maioria dos peixes podem ser pegos a esta distância.
 
Jonas - A NOVISSÍMA VARA TXL TEM NÚMEROS COMO A OUGHT #0 E A DOUBLE-OUGHT # 00, ELAS SÃO RECONHECIDAS PELA AFTMA?
Jerry Siem - A TXL # 0 e # 00 são pesos de linhas que estão abaixo das escalas usadas pela AFTMA. Estas linhas de fly são as linhas mais leves já feitas até hoje.
 
Jonas - VOCÊ TRABALHOU ALGUNS ANOS COM LEFTY KREH, PODE NOS FALAR ALGO A RESPEITO?
Jerry Siem - Meu primeiro encontro com Lefty Kreh foi aos 18 anos de idade, desde então temos sido amigos e sempre pescando juntos. Lefty é um embaixador para o fly-fishing e ele introduziu milhares de pescadores no esporte. Ele tem sido um grande benfeitor; é uma grande honra ter trabalhado com ele.
 
Jonas - TEM ALGUMA VARA QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
Jerry Siem - Eu estou sempre pesquisando pela vara perfeita. Eu acordo todo dia sabendo que deverei construir uma vara melhor que a do dia anterior.
 
Jonas - A SAGE AINDA É O MAIOR FABRICANTE DE VARAS “PREMIUM” NO MUNDO?
Jerry Siem - Sim a SAGE continua a ser a maior fabricante de varas alta performance no mundo.

Entrevista: Jonas F. Duarte