Entrevistas & Novidades

 
Protegendo o Black Bass
De 01 de setembro à 15 de dezembro eles estão em reprodução

 

    Amigos pescadores da represa de Jacareí/Jaguari em Bragança Paulista. Os que estão acostumados a freqüentar essa represa já sabem que estamos fazendo aqui todos os anos: a REPOSIÇÃO DO BALCK BASS. No último dia 05/07/2003 foram soltos 2750 juvenis de 18 à 23 cm de comprimento com um custo de R$ 3,50 cada um. Portanto, está evidente que o real motivo da ótima piscosidade que estamos tendo nessa represa nos últimos anos é devido, primeiro, aos repeixamentos e depois à conscientização de muitos pescadores e guias que aqui estão pescando.

  
 

  

    Amigos, na verdade estou fazendo um alerta, o que não significa que deixem de sacrificar um ou outro Black Bass nessa represa, e sim, informando que quem SACRIFICÁ-LO, nessa época de desova, estará sacrificando milhares de alevinos. Para aqueles que não conhecem os hábitos desta espécie, não importa sacrificar o macho ou a fêmea, pois os dois são importantes para a reprodução.
 
    Portanto, nessa época, rogamos que juntem-se a nós e não MATEM o Black Bass. Assim continuaremos a ter aqui nesta represa pescarias memoráveis como tem sido habitualmente nos últimos dois anos.

 

Cuidados Importantes na Época da Reprodução:
 
   - Molhe as mãos antes de pegá-los, pois assim não retira-se o seu muco protetor.
 
   - Usar um equipamento equilibrado para não levar o peixe à exaustão.
 
   - Não colocar os peixes nos viveiros para soltar depois em hipótese alguma, só nesse ato, você já estará prejudicando toda sua desova.
 
   - Em caso do peixe embuchar o anzol e de ser difícil retirada, corte a linha retirando todo náilon do anzol, liberando-o quanto antes. A chance de o peixe sobreviver após a oxidação do anzol é muito maior do que uma forte hemorragia causada por uma tentativa frustrada de remoção do mesmo.
 
   - Não fique muito tempo com ele fora d´água e procure soltá-lo o mais próximo possível do lugar onde o pegou, pois nessa época eles já estão com seus ninhos prontos, ou até mesmo cuidando de seus filhotes.
 
   - Procure pegar os “bases” com a mão e pela boca. Não use alicates, bogas e nem puçás, pois esse último é o que mais retira seu muco protetor.

Abraços a todos e boas pescarias, Valdir Nogueira da Silva (Braguinha)

 

Valdir Nogueira da Silva, Braguinha: Tel(011) 4035-2290 ou 9967-1535
www.pesquesolte.com.br ou bassbraguinha@pesquesolte.com.br