Entrevistas & Novidades

 
HOMENAGEM AO FLYFISHER TATI
 

    Nós nos conhecemos em 1996, quando da realização da I Fenapesca em Ribeirão Preto, SP. A convite de uma empresa brasileira, Oscar Baruzzi e Gustavo Tachini estavam em um stand na feira apresentado o flyfishing na região de Rio Negro, Argentina.
 
    Tati, como gostava de ser chamado pelos amigos, era guia de pesca credenciado pelo Parque Nahuel Huapi, posição difícil de ser alcançada pelo rigor dos exames a que são submetidos os candidatos. Até então trabalhava com o Baruzzi executando os serviços de campo relacionados com a pesca com mosca.

    Dono de elevada técnica e conhecimentos práticos de flyfishing, voltados para trutas, queria conhecer também “os segredos” da pesca de peixes brasileiros. Ao manifestar desejo em transmitir seus conhecimentos em nosso país, colaborei diretamente, com ele, para que a primeira classe fosse aqui ministrada.
 
    De coração manso e alma pura, Tati se deixou levar por falsas promessas e teve seu futuro profissional, no Brasil e como conseqüência em Bariloche, comprometido.
 
    Em 1.998, já sem trabalho no Brasil e sem ter como se colocar novamente no concorrido mercado argentino mudou-se com a família para uma cabana às margens do rio Limay, próximo ao trecho do anfi-teatro. Lugar maravilhoso que tive o prazer de conhecer e, apesar da simplicidade de vida, o amigo estava feliz, pois tinha a beira da sua porta um cenário majestoso.

    Passou a viver de esporádicos serviços gerais e como guia durante a temporada de pesca argentina. E foi no início da temporada de 1.999 que ao sairmos juntos para “una flotada en el Limay” o condutor do bote perdeu o controle e deixou a embarcação chocar-se nas pedras, provocando um acidente com graves proporções materiais e, só não houveram mortes devido a habilidade e coragem demonstradas pelo Tati.
 
    Em setembro deste ano foi homenageado, merecidamente, com a Menção Honrosa em evento organizado pela Conflyria, em São Paulo.

    Agora chega a notícia que o Senhor Deus o recolheu em meio à execução de mais um dos serviços gerais que fazia para sobreviver, transportando materiais para construção, no lago Alicura na região de Rio Negro, Argentina.
 
    Como não poderia deixar de ser, o fato ocorreu na água, onde o amigo Tati passou boa parte da sua vida, pescando e guiando flyfishers de todo o mundo, ou seja, fazendo o que gostava e sendo feliz.

Tati o amigo não está mais entre nós. Saludos mosquero.


 
Texto e Fotos: Luiz Fernando Pinheiro
E-mail: pescabrasil@flyfishing.com.br