Entrevistas & Novidades

 
I Campanha de Preservação do Meio Ambiente e de Reposição de Estoques Pesqueiros da Cachoeira da Fumaça
 

    Com o objetivo de sensibilizar os moradores da região sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e que o Black Bass é mais importante vivo nas águas do que morto, foi realizado no dia 24 de Agosto o I Repeixamento de Black Bass da Cachoeira da Fumaça.
 
    A iniciativa partiu da Black Bass Aventura – capitaneada pelos guias de pesca da região Wilson e Denis.
 
    Na ocasião, foram soltos 1.130 juvenis (entre 22 e 25 cm) da espécie em vários pontos da Represa.

   Cachoeira da Fumaça
 

    Numa conversa rápida com o Wilson, durante o evento, veio a explicação da iniciativa:
 
    “O Objetivo principal da I Campanha de Preservação do Meio Ambiente e Reposição de Estoques Pesqueiros de Black Bass é sensibilizar, em um primeiro momento, os moradores da região de forma a fazê-los perceber que a Mata Atlântica é um bem inestimável e que necessita de cuidados para ser preservada, e que o Black Bass é mais importante vivo nas águas da Represa da Cachoeira da Fumaça do que no prato dos pescadores!”.
 
    “O passo seguinte é fazê-los entender que a beleza da Mata Atlântica preservada e a presença de Basses de qualidade podem atrair muitos turistas gerando empregos na região”.
 
    Na oportunidade, além disso, também foram confeccionadas placas temáticas:
 
    “As mensagens das Placas Temáticas são lembretes do caminho a seguir, tanto dos moradores quanto dos turistas pescadores!”, complementou Wilson.

 

A Chegada dos Black Basses

 

O transporte dos peixes

  

    Foi realmente uma Festa! E uma Festa se faz com a presença de muitos amigos, churrasco e animação!
 
    Todos tinham um único e bom motivo! A soltura dos Black Basses!
 
    As estrelas da festa, 1.130 juvenis de black basses, todos entre 22 e 25 cm, espetaculares e saudáveis, vieram da Piscicultura Paulista de propriedade de nossa amiga Ana Maria B. M. Sampaio de Oliveira. Eles desembarcaram em seu novo lar na Represa Cachoeira da Fumaça por volta das 10:30 h da manhã do domingo (24 de Agosto de 2.003).


    Um verdadeiro esquema de resgate foi montado: mapas, celulares e um rígido cronograma a seguir.
 
    “Queríamos que o transporte dos black basses fosse realizado no menor tempo possível. Nossa equipe de resgate se empenhou madrugada adentro rodando por volta de 500 km no trajeto São Paulo-Piracicaba-Cachoeira da Fumaça em pouco mais de seis horas”, revelou, o guia Denis.

 
 

Preparativos para soltura

  

Preparativos para soltura

    Entre os presentes, não só pescadores, mas, famílias inteiras e todos se comoviam à medida que percebiam que aqueles belos peixes iam ser soltos, Que logo estariam em liberdade. O evento contou com mais de 100 pessoas.
 
    Todos procuravam se aproximar e quase que imediatamente estavam ajudando. Carregando as caixas com os peixes, preparando os barcos, fotografando; de alguma forma procuravam participar.

 

Soltando os peixes

 

Os guias Denis e Wilson

  

    Denis e Wilson iniciaram o evento demonstrando num local próximo a marina, a forma correta de se fazer à soltura, explicando com detalhes os cuidados a serem tomados.
 
    Num segundo momento diversos barcos partiram com alguns grupos para diversos pontos da represa onde os peixes eram soltos e em seguida retornavam para uma nova carga.

 

    Encerrada a soltura de todos os peixes, teve inicio um churrasco regado a cerveja e refrigerante onde ocorreu o sorteio de diversos brindes oferecidos por algumas das empresas que acreditaram e apoiaram o evento.

   Wilson ensinando a soltar
 

Denis soltando mais um grupo

  

Soltando os peixes

 

    Parabéns aos organizadores e torcemos que iniciativas como estas se repitam diversas vezes.

Denis: (011) 9295-5729 ou (011) 5016-4330 ou BlackBass Aventura.

 

Apoio:
Piscicultura Paulista – Parque Miracatu – Cia da Pesca – Kingfisher – Sugoi Big Fish – Manz – Caça e Pesca da Serra – Plaway - Point Pesca Esportiva – Inoue órgãos eletrônicos – Betinho Fly e Co – Estação da Pesca – Toca do Tubarão – Empório da Pesca – Revista Pesca e Cia – Riako – MTK – Maray – Art Fish – Fly Cast – Intergreen – Cobra Náutica.

 

Texto e Fotos: Marco Valerio da Costa