Entrevistas & Novidades

 
Reposição de Black Bass em Bragança Paulista
 

    Sábado, dia 04 de julho as 7:00 da manhã e na estradinha de chão batido já podíamos ver o poeirão dos carros, apressados, indo para a marina Russolândia em Bragança Paulista. Motivo – o black bass. Peixe manhoso, astuto, inteligente, desafia qualquer pescador quando quer pescá-lo, tanto que, a sua pesca é extremamente técnica e exige muita percepção; por isso atrai tanto estes pescadores.

   Barcos prontos para a soltura
 

Este peixe é encontrado em território brasileiro e a espécie de bass que temos vieram do Canadá na década de 30 porém, mesmo sendo predadores natos, sua taxa de procriação em nossas águas é extremamente baixa, não passando dos 3%, fazendo com que o “estoque de peixes” da represa diminua acentuadamente, seja por abate – aqueles que matam o peixe quando da sua captura – seja pela idade do animal, e outros fatores, etc. E foi isso que aconteceu no sábado; reposição de blacks em águas Bragantinas.

 

Excelente tamanho dos alevinos

  

    Graças a iniciativa do guia de pesca Braguinha, muito conhecido no mundo dos pescadores esportivos em especial os de bass, é que foi possível executar o projeto da reposição de estoque, pois, o contato com os colaboradores, arrecadação de fundos para aquisição de alevinos, brindes e todo suporte para a organização da festa e o planejamento da soltura, etc, coube à ele. Dois fatores muito importantes foram observados durante este processo de soltura garantindo o maior número de sobrevivência dos alevinos soltos e garantindo o sucesso da reposição.

 

    O tamanho dos exemplares, que foi em torno de 20 cm e a correta distribuição na represa, tanto que, o guia Braguinha teve o cuidado de distribuir mapas da represa com os pontos de soltura pré-estabelecidos, assim cada embarcação pôde soltar os peixes em lugares diferentes e com a estrutura subaquática favorável, garantindo assim, a sobrevivência dos animais. Vale lembrar que os alevinos vieram de excelentes matrizes e tudo foi acompanhado pelo próprio Braguinha, além do fato de uma bióloga acompanhar todo o processo, ou seja, desde a captura nos tanques para o transporte, até a colocação nos sacos plásticos para a ida até os pontos de soltura na represa.

  

Distribuição dos mapas: cuidados que garantem a sobrevivência e a qualidade da reposição.

 

    A participação dos pescadores foi de fundamental importância, pois foram soltos cerca de 3 mil alevinos e, como o número de embarcações foi grande, ainda na parte da manhã a soltura estava concluída, sobrando tempo para um churrasco e outras atividades. muitos pescadores da mídia se fizeram presentes para prestigiar o evento. Durante o almoço, deu-se um sorteio dos brindes doados por lojistas e fabricantes cuja participação nos sorteios foi de todos os que contribuíram com este projeto e com a compra dos alevinos. A festa foi animada com muito bate papo e descontração; ainda podemos falar sobre o nível de qualidade dos brindes, onde pudemos perceber o grau de seriedade e generosidade com que seus doadores manifestaram neste evento. Bolsas, iscas artificiais, acessórios diversos e varas de pescar com excelente qualidade e marcas renomadas foram distribuídos fazendo a alegria de seus ganhadores.

 

Sorteio de brindes durante o churrasco

  

Soltando os alevinos

 

Troféus para os campeões

  

    Às 14:00hs, deu-se início a um campeonato de pesca de bass onde cada equipe ou embarcação só poderia trazer um exemplar para ser aferido, soltando os demais menores e o prazo para o término da brincadeira seria as 17:00 hs. A brincadeira foi interessante pois foram capturados bons exemplares para a época, pois, agora no inverno, o black fica mais lento e difícil e, devido a aproximação de uma frente fria,, estava uma ventania danada, atrapalhando a sensibilidade da batido do peixe na isca. O tamanho dos exemplares foi de 37 à 41,5 cm, onde vários tiveram a marca exata dos 39 cm. Ótima média para essa época do ano. Isso mostra que, com mais esta reposição, a represa promete muito para as próximas temporadas.

 

    Às 18:00 hs foram entregues os troféus aos 1o, 2o e 3o colocados e mais prêmios foram distribuídos, agora somente entre esses ganhadores. Vale lembrar que a pesca do Black Bass é, na sua essência, uma pesca puramente esportiva, onde o que conta é o desafio da sua captura e não o sabor de sua carne, mesmo sendo de excelente qualidade. Por causa da dificuldade destes animais de se reproduzirem em nossas águas e pelas lindas brigas que este peixe nos proporciona e, ainda mais, por ser um animal realmente esportivo e bonito, é que vale continuar afirmando: pratique o pesque e solte.

  

Primeiro lugar: Sergio, Alexandre e Glauco

 

Segundo lugar: Raphael e Flavio

  

Terceiro lugar: João Caparroz e Marcelo Hideo

 

    Parabéns Braguinha pela iniciativa deste trabalho e parabéns a todos os participantes por tornarem este projeto uma realidade.

Valdir Nogueira da Silva, Braguinha: Tel(011) 4035-2290 ou 9967-1535

Texto e Fotos: Reginaldo Bueno (Regis)