Mais Receitas
 
Alcachofra Recheada a Bolonhesa

Receita: Ida Querenghi
Fotos: Felício Saad


  INGREDIENTES:
 
  - 6 alcachofras selecionadas
  - 250 ml de azeite de oliva
  - 2 xícaras de chá de farinha de rosca ou miolo de 3 pães franceses amanhecidos picados
  - xícara de chá de hortelã picado
  - xícara de chá de salsinha
  - 2 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado
  - xícara de chá de azeitonas verdes picadas
  - 150g de presunto cozido gordo picado
  - 2 dentes de alho picados
  - 2 filés de anchovas picados
  - 3 limões
  - sal e pimenta-do-reino a gosto

 
PREPARO DAS ALCACHOFRAS:
 

     Corte o talo bem rente a base e retire a primeira fileira de folhas pequenas. Corte, de uma só vez, as pontas das folhas a mais ou menos 2 dedos em direção à base.

 
 
 

     Separe as folhas expondo as do miolo da alcachofra e com uma colher de sobremesa vá removendo inteiramente este conjunto de folhas e o chumaço de espinhos internos sem danificar a sua base. Este espaço criado será preenchido com o recheio.

 
 
 

     Deixe as alcachofras despolpadas imersas em água fria com o suco de 2 limões para não pretejarem enquanto se prepara o recheio.
 
     Importante: Para manipular a alcachofra use luvas plásticas descartáveis (usadas no tingimento de cabelos) para não manchar inconvenientemente as mãos.

 
PREPARO DO RECHEIO:


     Leve uma panela média ao fogo brando com xícara de azeite. Acrescente o presunto e o alho picado até dorar. Adicione a salsinha, o hortelã, as azeitonas e os filés de anchovas, todos picados. Junte a farinha de rosca ou o miolo de pão formando assim uma farofa. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

 
 
  PREPARO FINAL:

     Lave e escorra as alcachofras despolpadas. Em cada uma, preencha com o recheio tanto o seu miolo como também entre suas folhas.
 
     A seguir acondicione elas em uma panela com os fundos para baixo e as folhas para cima. Esprema o suco de 2 limões por cima delas. Adicione água quente até cobrir 2/3. Finalmente despejar as 2 xícaras de azeite por entre elas.
 
     Leve ao fogo alto, com a panela tampada, até ferver. Depois passe a fogo brando até reduzir a água, mas deixando um bom molho. Assim que estiverem cozidas leve à mesa. E bom apetite!

 
DICA:

     O miolo do talo da alcachofra é também muito saboroso. Até a um palmo da flor ele pode ser aproveitado, descascando sua parte periférica. Corte em partes e coloque-os para cozer junto com as alcachofras.