Hair Ball

Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: semarchi@sanet.com.br


    Esta isca foi criada para imitar o alimento mais comum quando falamos de peixes em cativeiro: a ração. Portanto, é uma das mais , senão a mais indicada para Pesque-Pague. Tenho visto muitas formas, cores e materiais em sua confecção; o mais tradicional é o deer hair (pêlo de cervo), mas muitos outros materiais também são utilizados, tais como: rolha, EVA, borrachas em geral e outros.
 
    Anzóis:
    Diversos tipos de anzóis podem ser utilizados. Em tese, os anzóis indicados para esta  isca  seriam  os  de  mosca  seca,  tendo

 

estes uma haste mais fina, portanto, possuindo menor peso, o que sempre ajuda na flutuabilidade da isca. O grande problema, é que às vezes nos deparamos com peixes em pesque pague de tamanho e força consideráveis, tornando necessário a utilização de anzóis mais reforçados, portanto, acrescentando um peso extra a isca. Este peso adicional, deve ser compensado com uma maior compactação dos pêlos, provendo assim, uma maior flutuabilidade.
    Outro tipo que uso muito é o Mustad AC 94840 - Scud Hook, para formatos mais arredondados.

 

Materiais Utilizados:
 
  Anzol (hook): TMC 100, tamanho 6 à 12.
  Linha (thread): da cor do corpo, 3/0
  Corpo (body): Deer Belly Hair cor natural

         Ferramentas Utilizadas:

  1 - hair packer
  2 - morsa
  3 - bobina
  4 - bodkin
  5 - tesoura
  6 - whip finisher
  7 - gillette
  8 - pente
  9 - half hitch tool ou caneta bic

 

              Confecção Passo-a-Passo com Deer Belly Hair

1- Ate a linha na haste do anzol e dê uns 3 nós antes da curvatura e passe cola.

 

2- Pegue um tufo de deer hair (mais ou menos da espessura de uma caneta bic), tire o sub-pêlo com um pente fino ou agulha. Coloque o tufo paralelo à haste, dê duas voltas com a linha em volta e aperte firmemente. Neste momento, os pêlos ficarão para cima. Compacte bem, dê uns 3 nós e passe cola.

 

3,4 e 5 - Repita a operação anterior, tantas vezes quantas forem necessárias, para cobrir por completo a haste do anzol.

 
 

6- Após a colocação do último tufo de deer hair, dê alguns nós para a finalização da isca, corte a linha e passe cola.

 

7- Agora, você terá de aparar os pêlos para que a isca fique parecida com uma ração. Não é preciso muita perfeição, pois a ração quando molhada fica meio deformada. A primeira etapa é feita com uma gillette nova, cortando do lado de baixo e paralelo à haste do anzol. A parte de baixo ficará reta.

 

8- A próxima etapa é executada com uma tesoura (dê preferência para as que tenham serreinha). Os pêlos das partes de cima e laterais, serão cortados na forma de uma bolinha. Não se esqueça de deixar a curvatura do anzol completamente sem pêlos e bem desobstruída para uma boa fisgada.

 

9- Finalmente, com um pincel, passe flex cement em toda a isca e espere secar. Não esqueça de amassar a farpa do anzol e praticar catch&release.

 

              Passo a Passo com Rolha ou EVA:

    Outra forma e muito mais fácil é o EVA ou também a Rolha, seus processos de confecção são os mesmos. Corte o EVA ou a Rolha no formato de uma bolinha com a parte de baixo reta e, nesta parte, faça um corte longitudinal de aproximadamente 1 à 2 milímetros de profundidade. Coloque o anzol na morsa, ate em volta da haste umas duas camadas de linha, dando o nó final. Corte a linha e passe cola. A função da linha na haste do anzol é para ajudar na fixação do EVA ou Rolha. Passe araldite ou super bonder na haste e na fenda formada pelo corte, e encaixe próximo ao olho do anzol. Pronto, é só esperar secar. Se você optar por um material de cor escura, na parte de cima da isca passe um pouco de tinta branca (ou cor clara), para a identificação desta, no meio de outras rações. Neste exemplo, usei tinta acrílica, que aliás, é muito utilizada na confecção de olhos para streamers, e outras pinturas em geral.

 
 

Marcas para melhor visualização da isca