GLASS BEAD PEACOCK NIMPH

Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: pescacommosca@uol.com.br


    A Glass Bead Peacock Nimph é uma derivação da Peacock Nimph, uma das primeiras ninfas descritas na literatura de fly. A diferença entre as duas é praticamente o glass bead, isso desconsiderando-se o ribbing, não tão tradicional na peacock nimph original. Eu acredito que a utilização do glass bead trás um atrativo a mais, adicionando bastante eficiência à pesca de peixes como por exemplo o lambari.


Materiais Utilizados:
 
  Anzol (hook): Wet standard à 2 XL, neste caso número 16 - ate números maiores e menores
  Linha (thread): Preta ou a cor de sua preferência, 6/0
  Parte interna do corpo (underbody): Fio de chumbo
  Corpo (body): Fibras da pena de pavão (peacock herl)
  Ribbing: Fio metálico (fio de cobre ou o de sua preferência)

 
Ferramentas Utilizadas:

  1 - Bobina
  2 - Tesoura
  3 - Whip Finisher


 

              Passo a Passo:

1- Coloque o glass bead no anzol e fixe-o na morsa.

2- Enrole o fio de chumbo para formar a parte interna do corpo.

3- Ate a linha à haste do anzol, dê uma camada, coloque o fio metálico próximo ao chumbo e prenda-o com a linha, parando no início da curvatura do anzol. Volte com a linha até o glass bead.

4- Prenda umas duas fibras de pena de pavão, vá enrolando a linha e prendendo as fibras até o início da curvatura. Dê um nó.

5- Enrole as fibras de pena de pavão na linha e enrole o conjunto em torno da haste do anzol, até chegar ao glass bead. Dê um nó e corte o excesso das fibras de pena de pavão.

6- Enrole o fio metálico no sentido contrário das fibras de pena de pavão. Segure-o com a linha, enrolando-a no sentido contrário do que de costume. Dê um nó também no sentido contrário. Corte o excesso do fio metálico, dê um nó de acabamento, corte a linha e passe cola.
 

Obs: Esta forma, apesar de mais difícil, lhe proverá uma isca mais duradoura, visto que os dentes de peixes como por exemplo o lambari, costumam destruir as iscas com certa facilidade.


 

    Fazendo a mesma isca de uma forma mais fácil, mas um pouco menos resistente.

4- Repita os passos 1, 2 e 3 anteriores.

5- Prenda umas duas fibras de pena de pavão bem rente ao glass bead, neste ponto, dê um nó na linha.

6- Enrole as fibras de pena de pavão até o início da curvatura (continue segurando-as). Com a outra mão, começe a enrolar o fio de cobre no mesmo sentido que enrolou as fibras de pena de pavão em direção ao glass bead. Pare quando chegar bem próximo à miçanga. Trave-o com a linha, dê um nó, corte o excedente de fio metálico e também o excesso das fibras de pena de pavão. Dê um nó de finalização, corte a linha e passe cola.


    Lembre-se: sempre amasse a farpa do anzol, pois esta atitude só trará benefícios para você e para o peixe.