Fly Tying para Iniciantes
 
Colocação de Caudas - Parte 2

Texto e Desenhos: Beto Saldanha
E-mail do autor: betosaldanha@uol.com.br


       Bass Bugs - aqui o rabo normalmente são 2 ou 3 pares de penas de pescoço - quase sempre tingidas - use penas grandes e com penugem.
 
       Prenda a linha enrole até quase a volta do anzol - um pouquinho de verniz antes de continuar, vai fazer sua isca durar muito mais.
 
       Quando estiver na fase de produção você deve preparar vários anzóis e deixar o verniz secar - dê um half hitch como no gif, apare a linha e deixe secar.

 

       O half hitch é facil de fazer na mão, mas esta ferramenta é de grande utilidade para atar corpos de pêlo.
 
       Para facilitar o atado e ajudar na separação das penas , ate um pequeno chumaço de pêlo de viado e em seguida as penas .
 
       Selecione os pares de penas - se não fizer isto a mosca fica parecida com uma espanador.

 
Utilizando o Half Hitch Tool
 

       Se as penas forem mal guardadas podem "empenar" - para restaurar a forma original use vapor do bico de uma chaleira - cuidado - vapor queima feio.
 
       Depois de atar as penas você pode juntar 3 ou 4 fios de Krystal Flash, ou qualquer outro fio brilhante, em cada lado .
 
       Moscas para mar - aqui é melhor começar a enrolar a linha perto do olho do anzol e passar verniz no enrolado . Laca nitrocelulose seca rápido, assim como verniz acrílico. Não custam caro, mas uma lata de 1/4 é muita quantidade. Ache um pequeno vidro e vá a uma oficina de pintura de automóvel.

 
 

       Se quer que sua mosca funcione com a ponta virada para cima - começe o rabo um pouco depois do começo da curva.
 
       Use uma linha forte - nada de 6/0 .

 

       Para moscas lastreadas começe o atado antes do chumbo, vá enrolando até o fim do chumbo e volte - repita umas 2 ou 3 vezes - passe verniz e deixe secar.
 
       Se o chumbo não ficar bem atado o corpo vai girar na haste. O chumbo não só ajuda afundar rápido como faz com que a mosca nade na posição certa.

 
 
 

       Um bom macete para que os rabos fiquem todos do mesmo tamanho é , usando uma caneta , fazer uma marca na morsa.
 
       Antes de começar a atar, separe os pares de pena e apare todas com o mesmo tamanho - desta forma se a parte que está sendo amarrada estiver alinhada, a ponta das penas também estarão.
 
       Para poupar Flashabou, Krystal Flash e similares - amarre fortemente o chumaço, retire o tubinho que vem na embalagem original. Na hora de amarrar o rabo, separe a quantidade desejada.
 
       Não corte - amarre o rabo e aí sim corte .
 
     Procure usar o mesmo chumaço na próxima mosca, ou seja gaste a parte separada sem misturar com o resto. Se não fizer isto acaba ficando com os fois cada um de um tamanho.
 
     Em moscas do tipo Tarpon Flies começe amarrando a linha perto do olho - alguns anzóis tem uma pequena fresta - é boa ideia fazer com que a linha ( e mais tarde o verniz de acabamento ) feche esta fresta. Enrole até onde o rabo começa e passe um pouco de verniz.

 

       Amarre um pequeno chumaço de pêlo, um pouco mais grosso que um palito de fósforo, - pode ser rabo de viado, Fishair, esquilo ou rabo de vaca. O comprimento deve ser 2/3 do comprimento das penas. Lembre-se das marquinhas na morsa para que as moscas fiquem todas iguais. Amarre no início da curva. Enrole uns 5 mm e apare os pêlos.

 
 

       Pegue as penas anteriormente selecionadas e aparadas ( 2x o tamanho total do anzol ) . 2 ou 3 para cada lado - alinhe as penas e ate todas de uma vêz, em cima do amarrado de pêlos. Dê umas 2 ou 3 voltas folgadas e arrume os talos das penas metade em cada lado , verifique se tudo esta em ordem, aperte a linha e termine. Não enrole para tráz - para que as penas não saiam da posição, enrole sempre para frente.

 
 
 

         Moscas muito volumosas são mais difíceis de arremessar. Seja frugal.
 
       Se a mosca é lastreada amarre o rabo até o chumbo, se não é amarre até próximo ao olho. Dessa forma o corpo fica muito melhor.
 
       A partir do final do ano, pelo menos Rio de Janeiro, você pode comprar muito material bom para rabo nas lojas que vendem adereços para fantasias de carnaval.
 
       Na próxima vamos falar do corpo das moscas.
 
       Bom proveito, e Tight Lines!