Tucunarés em Presidente Epitácio

Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: pescacommosca@uol.com.br


 

       Em meio a muito trabalho na cobertura da FENAPESCA 2001, na Estância Turística de Presidente Epitácio, conseguimos dar uma fugidinha para poder conferir o que o grande lago poderia nos oferecer em termos de tucunarés.

       O lago já está cheio e com proporções gigantescas. A navegabilidade está um pouco perigosa, com troncos flutuantes à deriva e ainda muitas árvores e tocos que ainda não apodreceram fazendo com que a navegação seja feita por pilotos experientes e atentos. A utilização de um guia/piloteiro lhe deixa sempre mais a vontade para poder curtir a pescaria e contemplar a natureza.

       Era já por volta de 15:30 quando chegamos com os barcos na água - infelizmente, uma pescaria de apenas 3 horas. Um dos barcos era pilotado pelo Ricardo, um excelente guia da região, especialista em guiar pescadores com iscas artificiais em busca dos tucunarés e que há algum tempo, vem se especializando em outro nicho que é a Pesca com Mosca ou Flyfishing. Junto com o Ricardo estávamos eu e o João Emílio do programa Domingo é Dia e também do site Fishpoint (www.fishpoint.com.br). O outro barco - Bocoío - era pilotado pelo amigo Moacyr Cestari em companhia de Jadir Vicentino da Fly Show e Gilson da Monroy Fishing Equipaments.

 
 

       Navegando em meio à exuberante paisagem rumo ao primeiro ponto de pesca passávamos por cenas até grotescas de árvores retorcidas agonizando pela enchente do lago; aproveitei o momento também para montar o equipamento e escolher as iscas a serem usadas. Optei pela escolha de um equipamento número 8 e com linha intermediate (intermediária). A isca na verdade já estava escolhida desde antes da saída de São Paulo, pois estava querendo testar agora as EP Tube Flies nos tucunarés, visto que estas já eram um sucesso na pescaria em água salgada e de extrema eficiência na pescaria do black bass. Uma das características interessantes deste estilo de isca é que quando o peixe é fisgado, a isca simplesmente se desconecta do anzol permanecendo solta na linha e fora da boca do peixe, o que com certeza, poupa sua isca; outra vantagem é que se o anzol quebrar ou entortar, ou mesmo enferrujar, é só substituí-lo.

 
 
 
 

       Era chegada a hora da verdade, pois já nos encontrávamos em meio ao primeiro ponto. Muitas estruturas, troncos de árvores frondosas que ainda resistiam. Foi neste lugar que começamos nossos primeiros arremessos. Com a ansiedade a mil, lá foi o primeiro pincho - esperei a isca afundar e comecei o trabalho, ...... mas, nada; pinchei novamente no mesmo lugar, mas desta vez deixei a isca afundar mais - recomecei o trabalho e derrepente o tão esperado tucunaré entrou. Puxa daqui, leva linha dali e enfim já seguro no boga grip, um belo exemplar de tucunaré amarelo de 44 cm.

 
 
 

       O João Emílio optou pela Cave's Rattlin Minnow, cuja eficiência é mais do que comprovada. Não demorou muito para que um tucunaré não resistisse ao trabalho fantástico do Cave's na água. Foi um momento de descontração e muita alegria ao ver aquele belo híbrido de tucunaré azul e paca.

 
 
 

       Nos dirigimos desta vez, a um ponto mais raso e com muito mais estruturas; ponto novo, e resolvi experimentar outras iscas. Foram poppers, divers, frogs, etc.; mas uma delas que me chamou a atenção foi o Mohawk Minnow que é um peixinho feito com deer hair. Assim que arremessado, ele cai de lado, de uma forma bem pouco natural, mas quando o trabalho é iniciado, ele vem nadando a mais ou menos um palmo abaixo da superfície, causando uma grande turbulência na água. Esta isca foi simplesmente irresistível para os tucunarés em lugares mais rasos. Foram vários ataques e vários tucunarés fisgados com esta isca.

 
 
 
 
 

       RECEITA:

Anzol (hook): mustad 34007
Corpo (body): deer hair (cinza para a barriga, verde musgo, verde e verde claro fluorescente - chartreuse)
Cauda (tail): flashabou ou krystal flash
Guelrra (guills): deer hair vermelho
Olhos (eyes): olhos 3-D (3-D stick-on molded eyes)

 
 

       RECEITA:

Anzol (hook): mustad 34007
Corpo (body): deer hair (branco para a barriga, cinza, verde claro fluorescente - chartreuse, amarelo e vermelho)
Cauda (tail): flashabou ou krystal flash
Guelrra (guills): deer hair vermelho
Olhos (eyes): olhos 3-D (3-D stick-on molded eyes)

 
 

       RECEITA:

Anzol (hook): mustad 34007
Corpo (body): deer hair (branco para a barriga, bege, marrom, verde claro fluorescente - chartreuse e preto)
Cauda (tail): flashabou ou krystal flash
Guelrra (guills): deer hair vermelho
Olhos (eyes): olhos 3-D (3-D stick-on molded eyes)

 
 

       RECEITA:

Anzol (hook): mustad 34007
Corpo (body): deer hair (branco para a barriga, cinza, marrom e verde claro fluorescente - chartreuse)
Cauda (tail): flashabou ou krystal flash
Guelrra (guills): deer hair vermelho
Olhos (eyes): olhos 3-D (3-D stick-on molded eyes)

 
 

       Infelizmente, o pouco tempo de nossa pescaria já se esgotara e era hora de retornar para dar prosseguimento à cobertura de FENAPESCA 2001.

 

Equipamento utilizado:

Vara número 8 - 9 pés.
Linhas: Flutuante (float) e Intermediária (intermediate)

Guia de Pesca:

Ricardo - 0**18 281-4692
Estância Turística de Presidente Epitácio - SP