Entrevistas & Novidades

 
Fabio Morganti
 

Fabio Morganti assim como outros amigos que eu tenho a sorte de conhecer, é um homem que conhece muito sobre a pesca com mosca, pescando com mosca desde 1964 ele é mais um dos legítimos representantes brasileiros na arte do Fly Fishing.


 

Jonas -Como conheceu a pesca com mosca?
Fabio Morganti - Eu passei parte da minha infância na Itália ,entre 1956 e 1964 ,em Bolonha e diáriamente após as aulas ia diretamente a uma loja de caça e pesca muito antiga onde um dos donos era um exímio mosqueiro , ele ainda usava as tradicionais linhas de crina de cavalo, e me levava nas suas incursões nos Apeninos (montanhas) próximos.

  


 

Jonas - Você começou a pescar de Fly no Brasil?
Fabio Morganti - Comecei em 1964 quando voltei definitivamente para o Brasil.
 
Jonas - O primeiro equipamento foi presente?
Fabio Morganti - Tudo para um menino de dez anos era um presente mas eu já estava de olho em um conjunto e ganhei o $ e comprei.
 
Jonas - O blank era de Bambu ou Fibra de vidro?
Fabio Morganti - Na verdade era um "combo "fly/spinning de origem japonesa e de péssima qualidade como vim a descobrir logo em seguida.
 
Jonas - E as primeiras pescarias aqui no Brasil, como foram?
Fabio Morganti - Na época , fim dos anos 60 inicio dos anos 70 havia muito Black Bass nas represas aqui da CBA e robalos nos tradicionais lugares, como Cananéia etc. , assim comecei com estas espécies e algumas tentativas aos dourados, nas corredeiras do Rio Paraná abaixo de Jupiá.
 
Jonas - E quais os primeiros peixes nativos?
Fabio Morganti - Robalos , dourados , em 1965 numa épica expedição ao Araguaia, tucunarés e ..... no interior de SP ...lambaris. Em 1970 ,organizei junto com amigos, um acampamento de pesca esportiva nas margens do Rio Telles Pires ,águas então cristalinas e praticamente inexploradas e abundantes em matrinchãs, bicudas, cachorras e tucunarés.
 
Jonas - E a Argentina como surgiu e quando foi as primeiras pescarias por lá?
Fabio Morganti - Na verdade comecei pelo Chile , através de alguns artigos do Al McLane e na época 1967 vivia aqui um americano diplomata , Datus Proper, grande esportista, conservacionista, caçador e pescador, que já tinha escursionado junto com o paulista Cláudio Noschese, o Sul da Argentina e foi uma grande inspiração para todos nós. Em seguida , "descobri" pessoalmente estes lugares e durante mais de duas décadas me tornei "regular "por lá.
 
Jonas - Gosta de pescar no mar? e qual peixe é seu preferido?
Fabio Morganti - No mar , digo embarcado , praticamente nunca pesquei com fly.
 
Jonas - Já pescou bonefish em que local?
Fabio Morganti - Fui a Cuba e Venezuela.
 
Jonas - Certa vez você me disse que pescar bonefish está mais para caçada do que para pescaria? nos explique melhor.
Fabio Morganti - A pesca de bonefish com mosca , se você se ater a procura-los nos "flats" ou seja nos baixios de areia , é uma pesca totalmente visual onde você só arremessa quando localizou o seu alvo e portanto se assemelha muito ao ato de caçar, procurar, encontrar.
 
Jonas - Você diria que depois de conhecer a pescaria de Bonefish o interesse por outras espécies diminuíram?
Fabio Morganti - Não , absolutamente , o que acontece é que os habitats aqui no Brasil onde se encontram as espécies que eu sempre preferi sofreram enormes impactos nestes últimos 30 anos.
 
Jonas - Ainda tem alguma espécie de peixe com que você sonhe?
Fabio Morganti - Dourados , pescando a pé nas corredeiras ....
 
Jonas - Voltando um pouco no tempo, como eram suas pescarias de dourados?
Fabio Morganti - ...pescando a pé nas corredeiras.....
 
Jonas - Como você vê a atual legislação de pesca no Brasil, este modelo pode continuar funcionando?
Fabio Morganti - Enquanto não mudar o discurso demagógico e político da pesca profissional , vamos em breve presenciar a definitiva devastação das nossas águas.
 
Jonas - Alguma dica de sites e revistas para quem está começando?
Fabio Morganti - Fly Fisherman , Saltwater Fly Fishing , ( revistas ) embora tenha muitas outras e mais novas. A Internet também é um grande recurso e se tivesse que recomendar um único livro sobre o assunto seria "Presenting the fly" do absoluto mestre Lefty Kreh.
 

Entrevista: Jonas